Curso preparatório para a prova teórica de Arrais amador ou Motonauta. Compreende em aula teórica de 4 a 4 1/2 horas, normalmente durante a semana à noite. (geralmente na semana que antecede a prova). A Marina coleta os documentos fornecidos pelo candidato, para fazer a inscrição deste, junto à Capitania dos Portos de Santos, e poder posteriormente retirar a carteira em nome do candidato. Hoje é obrigatório um curso de 3 horas práticas de pilotagem de Jet Ski (temos este curso).

Curso de embarcado de 6 horas

Para candidatos à prova de arrais que não tem nenhuma experiência, ou que precisam comprova-la. A Marina Sylvestre tem este curso de Embarcado (como a Marinha do Brasil exige) onde o Aluno vem a conhecer um pouco da prática de navegação, aprendendo a entrar e a sair do píer (trapiche, ou pontão), manobrar a embarcação com segurança e noções mínimas de manutenção da embarcação. Neste curso o aluno não estará no comando da embarcação, o professor habilitado será o responsável e estará no comando. Este curso é 100% embarcado e em grupo. O objetivo maior é ter horas junto a embarcação, ou seja, experiência na agua.

 

Entendendo as novas mudanças da Norman 3 para habilitação de Motonauta. Arrais, Mestre e Capitão.

De acordo com a última alteração da NORMAN 3: Portaria nº 100/2012, todo amador que quizer se inscrever para a prova de habilitação de Arrais, terá que fazer um curso de embarcado com duração mínima de 10 horas práticas, em locais reconhecidos pela Capitania dos Portos de sua jurisdição (por exemplo: para quem mora em São Paulo, Capitania dos Portos de Santos) onde este terá que comprovar que participou efetivamente das aulas, com assinatura do instrutor + assinatura da Marina autorizada com com data, hora e tipo de instrução. Esta portaria 100;2012 anulou o atestado de embarcado que poderia ser assinado por qualquer pessoa habilitada, Todos agora obrigatoriamente terão que participar do curso de 10 horas.

Caso este amadotor além de pilotar sua embarcação a motor também quer pilotar uma Moto Aquática ou Jet Ski, este também precisará de um curso de pilotagem de Jet Ski com duração mínima de 4 horas práticas. Com estes cursos feitos e com o certificado de aprovação (anexo 5 E e 5 F ) e todas as taxas pagas, então ele poderá se inscrever para a prova de habilitação.

Caso o objetivo seja apenas Jet Ski, o amador terá que fazer um curso de 4 horas práticas de pilotagem de Jet Ski, e ao terminar, poderá então se inscrever para o curso de MOTONAUTA. Com esta carteira ele não poderá pilotar nenhuma lancha ou bote, apenas Moto aquática. Caso você ja seja habilitado como Arrais amador, Mestre Amador ou Capitão Amador, quando sua carteira expirar, ou seja, precisar renovar sua carteira, você precisará do curso de 4 horas práticas de Jet Ski, para poder pilota-lo, pois segundo a Norman 3 a partir de 2 de Julho de 2012, para pilotar um Jet Ski obrigatóriamente os amadores terão que ser habilitados como Motonauta. Quem tirar a carteira de Arrais ou Mestre não mais terá o direito de pilotar uma moto aquática ou Jet Ski.

Atenção: Nem todas as Marinas registradas na Capitania dos Portos de Santos estão aprovadas para dar cursos de Embarcado / Jet Ski, cheque com a Capitania dos Portos ou exija o Certificado emitido pela Marinha de sua Marina ou Escola Náutica.

Maiores informações entre em contato conosco.